Modalidades

CIRCUITO FUNCIONAL

Consagrada pela sua versatilidade e eficiência, essa pode ser considerada  uma das aulas mais completas oferecidas nas academias. A grande vantagem  dessa aula é permitir que o aluno faça várias aulas em uma só desenvolvendo  várias qualidades físicas ao mesmo tempo com uma dinâmica extremamente motivante.
 Basicamente, a aula de circuito é composta por estações onde dentro de cada  uma delas irá se desenvolver um tipo de trabalho diferente que pode ser  aeróbico, anaeróbico, muscular localizado, recreativo, etc., dependendo do  número de estações de cada um deles, a aula poderá tomar características  específicas. Por exemplo, quanto mais estações contendo exercícios  aeróbicos, maior será o desenvolvimento da capacidade aeróbica e assim por  diante.
 Os alunos são divididos de modo a ocuparem todas as estações ou parte  delas. Após um determinado período realizando os exercícios de sua estação  o(s) aluno(s) deverá se deslocar para a próxima e assim sucessivamente até  passar por todas as estações do circuito.  As estações duram em média de 1 a 5 minutos e não existe um número mínimo  ou máximo de estações, tais variáveis estão diretamente relacionadas com o  tempo de duração da aula, o espaço físico, o material e o número de  professores disponíveis. Quanto mais estações, maior será a necessidade de  professores para controlar as trocas e correção de exercícios.
 
 
Fonte: http://sentirbem.uol.com.br/
 
voltar