Nutricionista Esportiva

Recomendações Nutricionais Gerais [+]

Sentar- se a mesa para realizar as refeições e comer com calma. Procurar sempre descansar o garfo quando estiver mastigando.
Faça 6 refeições ao dia com horários definidos, evitando longos períodos em jejum.
Coma devagar, e mastigue bem os alimentos para facilitar a digestão e a saciedade.
Inicie as refeições com a salada.
Consuma água, de 6 a 9 copos ao dia, de preferência entre as refeições: 30 minutos antes ou 1 horas depois.
Evite fritura e preparações com molho branco e prefira preparações cozidas, assadas, grelhadas ou com molho de tomates.
Retire as gorduras visíveis das carnes, inclusive a pele das aves.
Consuma brotos, hortaliças cruas, sementes pois são cheias de enzimas vivas que nossas células reconhecem e absorvem melhor.
Substitua o doce por frutas, às frutas são antioxidantes que protegem nossas células.
Prefira o azeite de oliva extra virgem (0.2% acidez) e evita gorduras de origem animal como banha, toucinho, bacon e excluir aqueles alimentos que possuem gorduras trans (industrializados)
Utilizar restritamente as fontes industrializadas de sal: embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote tipo “snacks”;
Limitar ou abolir o uso de bebidas alcoólicas e refrigerante;
Dar preferência a temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, ao invés de similares industrializados 
Comer verduras, frutas e produtos orgânicos quando possível.
Utilizar alimentos fonte de fibras (grãos, frutas, cereais integrais, hortaliças e legumes, preferencialmente crus).
Ficar atento ao modo de preparo dos alimentos para garantia de qualidade final, dando prioridade aos alimentos em sua forma natural, e a preparações assadas, cozidas em água ou vapor, e grelhadas. As frituras devem ser excluídas da dieta.
Ler os rótulos dos alimentos industrializados e evite alimentos muito calóricos e ricos em gordura saturada ou sódio, que é utilizado como conservante e, por isso, está presente em grande parte dos alimentos industrializados;
Retire o saleiro da mesa e evite alimentos industrializados ricos nesse nutriente;
Dar preferência a frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras (grãos, cereais integrais, aveia, granola), para diminuir a absorção de gordura. 
Pães, massas e cereais. Optar sempre pelos integrais. 
Carnes. Escolher sempre as magras. Brancas, como peixes e aves sem pele e cortes magros de carne vermelha, como filé mignon, alcatra e contra filé.
Sobremesa. Evite comer doces ricos em gordura (sonho, bombas, bolos com cobertura, etc.) e aqueles com alta concentração de carboidratos (goiabada, doce de leite, etc.). Prefira saladas de frutas, das frutas ao forno, picolés,  gelatina, etc.
 
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